terça-feira, 10 de junho de 2008

Curta o Curta: Gagged in Brazil

O documentário, produzido pelo brasileiro Daniel Florêncio, para a Current TV, mostra parte da 'realidade' controlada pelas empresas midiáticas brasileiras. No caso, as interferências do governo de Minas Gerais, presentificada pelo governador Aécio Neves, na Rede Globo e no Estado de Minas, maior jornal do Estado. O video já foi transmitido na Inglaterra e nos EUA. Em maio, estreou no Reino Unido e na Irlanda. No Brasil, é logico, só mesmo no Youtube. Vale a pena divulgar!

6 comentários:

Unknown disse...

Tati!! Mto legal vc colocar esse documentario aqui!! Nunca tinha visto!
O que mais me chamou a atencao, foi o "quote" no comeco do documentario:

"Journalism is printing what someone else does not want printed. Everything else is public relations."

Mta coincidencia, ja que ontem mesmo estava falando sobre isso com meu namorado. Expliquei p. ele que a maioria das noticias que ele le, sao feitas pelos profissionais de Relacoes Publicas. Pelo menos aqui nos Estados Unidos eh assim!
Trabalho em uma agencia de RP! Passo o dia inteiro tentando colocar meus clientes na midia!
Bom, nao sei qual a sua opiniao sobre RP. Apesar de ter me formado em Comunicacao e Jornalismo e ter sido editora do jornal da minha faculdade, prefiri focar mais na comunicacao do que em "breaking news",mas sabe que apesar de RP nao ser jornalismo (digo "printing what someone else does not want printed"), amo mto essa profissao!!
E mto gratificante ver que meus clientes estao na boca do povo, sem mesmo eles saberem que eles estao la nao porque a noticia eh "breaking news" mas sim por minha causa!!! rs. Isso sim e uma arte de comunicacao!! :)
Agora, sobre a parte de manipulacao...ai eh outra historia!

Unknown disse...

Ah! Esqueci de comentar que entendi que George Orwell fez esse comentario como uma critica, mas na visao de um RP, e um elogio! rss

Unknown disse...

Bom, deixa eu comentar rapidinho sobre a censura entao...

Gosto de RP, mas trabalho com produtos e nao com pessoas, por isso, eh claro que nao sou a favor do tipo de artigo publicado pelo Le Monde!

Sobre a censura...os jornalistas sao realmente vitimas da propria profissao. E ridiculo alguem acreditar que nao existe censura nos dias de hoje. Deve ser por isso que eu desisti inconscientemente (nao sei se existe essa palavra, moro nos USA desdeos 13 anos da profissao de jornalista.) Acho que a pessoa que realmente quer seguir essa profissao tem que ter muita paixao pelo que faz, e ter consciencia que e uma profissao dificil e q mtas vezes nao da dinheiro p. quem quer seguir a "etica"!!
Por isso, boa sorte na sua jornada! Admiro os jornalistas verdadeiros!

Tatiana Ma Dourado disse...

Carol...massa seu comentário. Acho que vc deve trabalhar numa espécie de assessoria de imprensa. Esse movimento nos states, com certeza, deve ser tão mais forte do que no Brasil. Afinal, estamos falando do país do consumo, imagino que seja lançamento atrás de lançamento. Dependendo da forma, é mesmo publicidade. Mas, o que importa, é realmente você gostar do que faz, e ser estimulado, principalmente. Assim, é mais provável que continue no caminho certo.Boa sorte para nós!! Ah, espero no fim do ano nos encontrarmos! :)

Anônimo disse...

Poxa, gostei muito do novo formato de seu blog. Tá muito massa. Parabéns

Anônimo disse...

Oi moça, vom aqui te parabenizar pelo novo formato do seu blog, muito bom mesmo. Parabenssssssssssssss