sábado, 3 de maio de 2008

Paradoxos mundanos

Estereótipo, rótulo, estigma. Até que ponto as classificações são verdades? Como quebrar paradigmas? Como contribuir para a modernização da moral? Como estar isenta de praticar tais atos? Por que não se pode julgar? Até que ponto podemos julgar? Como estar certo de algo? Como não duvidar da certeza?
Eu duvido da certeza. Por isso, não gosto de esteriótipos. Não gosto quando me sinto esteriotipada, o que tantas vezes me aconteceu, aliás, acontece. Não gosto de esteriotipar, apesar de o fazer, até conscientemente. É aquela idéia paradoxal.
O ser humano é tão complexo para poder ser classificado!
Mas, quem sabe as rotulações possam ser explicadas?
Bem, talvez seja pelo simples fato das pessoas não procurarem se conhecerem. Pelas relações interpessoais puramente superficiais. Talvez seja também por outro motivo, pórém consequente, que são as não percepções das mudanças pessoais. Outro talvez, também colaborador da cultura do esteriótipo: o julgamento das atitudes e não do caráter. O que é, também, consequência.
Semestre passado, eu e Tati Porto, parceira e amiga, colocamos em prática nosso trabalho de conclusão de curso, um documentário. A proposta é a esse raciocínio. Tentamos humanizar a figura da garota de programa, retratá-las como mulheres, como nós, com suas semelhanças e diferenças. Para sustentar essa idéia teórica, na prática priorizamos os aspectos pessoais ao invés dos profissionais. No projeto, defendemos a causa da prostituição voluntária.
Ainda assim, será que estamos livres de pre-conceitos?
Os estigmas são culturais, formulados para regrar a sociedade, moldar um povo, estabelecer padrões, que devem ser seguidos. É impor moral...a relativa moral! A situação hoje se modifica (??) Tempos atrás, as normas eram estabelecidas pelo alto escalão da sociedade, principalmente a igreja, que ditava o que era certo e errado. Agora, há mais liberdade. Você tem sua 'filosofia' de vida e pode expô-la se quiser. Você tem o direito de reinvindicar causas, formar associações...pode gritar, escrever, falar. Pode ser taxado também, mas agora você não dá mais tanta importância.
Hoje, quem impõe padrões?
Acho que o espaço foi ampliado. Os políticos ditam regras, fazem leis. A televisão faz o mesmo, estabelece padrões. A imprensa, pauta o que se deve discutir (o caso Isabela é o exemplo "vivo"). Aí chegam os artistas para quebrar os tais conceitos, para o bem ou para o mal! Tá certo, eles sempre existiram. A arte sempre contra-ataca o que é esteriotipado. Arte é arte.
E as igreja, religiões, e afins? O tempo passa e a realidade só dá uma repaginada. Elas continuam com o poder, porém, mais implícito. Melhor dizer, camuflado. A manipulação continua. Novas religiões, novos fiéis, novos esteriótipos, novos paradigmas. A proliferação das igrejas evangélicas é cada vez mais potencializada. A verdade absoluta cada vez mais dissipada. Regras seguidas com fervor. Opiniões imbátives. A Record, o novo império. Cheio da grana. O poder, o poder, o poder!

Verdades absolutas são sempre preconceituosas. Num mundo de tantas culturas, realidades, ideias e ideais, não dá para ser tão fundamentalista. Poderia até aceitar, já que cada um tem livre arbítrio, mas ainda sou cidadã desse mundo e me incomodo. Para quem começou falando de julgamentos, eu acabei super bem.

2 comentários:

Morgana Daumerie Gentil disse...

mais uma vez, arrasou.. i'm so proud of you!

love,
Morg

Caroline de Souza disse...

Oi Tati, aqui e a Carol, amiga da Morg.
Sera que voce poderia me dizer a sua opiniao sobre a cobertura do Caso Isabella? Voce escreveu que a imprensa pauta o que se deve discutir e o caso Isabella e exemplo disso. Mas como estou nos States, a noticia vem de uma unica fonte: Globo Internacional. Nao e possivel comparar uma fonte com a outra (digo televisao) porque na verdade tenho lido a Folha e o Portal de Noticias da Globo, e nao consigo ver diferenca entre as duas coberturas. Ate agora, pelo que me parece, as duas fontes tem dado a mesma informacao. Mas como voce esta no Brasil, tem mais acesso a informacao e pode me dizer o que esta sendo "maquiado" talvez??
Obrigada!!
Um beijao, seu blog e otimo!