sexta-feira, 9 de maio de 2008

"O mundo é BÃO, Sebastião..."

O mundo é louco, e por isso é mundo. Recentes episódios inacreditáveis sustentam esta idéia. Nos últimos tempos, casos toscos estão na boca de nós, povo. Pai como suspeito de matar filha, outro trancafia e violenta filha durante 24 anos, o fenômeno libera seus instintos. O mundo é assim.

Claro que todos são notícias, todos são extraordinários. Alguns, de tão surreais, dariam um bom roteiro de filme de terror. Porém, o jornalismo pula a barreira do limite da notícia e transforma cada caso num novo escândalo. E é o tal escândalo que se presentifica na conversa de todos. Mas, que escândalo é esse?

***
Por exemplo....Só por que Ronaldo é o fenômeno, não pode sair com travesti? Só por que é fenômeno não pode 'pegar' a traveca da rua, tem sempre que encarar as belezas estonteantes? Não pode ir num motel de quinta porque é cheio da 'bufunfa'?
Mas, ele é o que vende?

É mais lucrativo ter um personagem a ser quem é. Admitir pensamentos, desejos. Com contratos milionários não se brinca. Compreensivo, mas questionador. Pedir desculpas para a sociedade por ter liberado seu lado B? Ele, por acaso, perdeu algum pênalti? Enfim...

(Romário, definitivamente, só tem um).

***
O mais midiático, o caso Isabela. Um crime brutal, incoerente, até inadimissível. Realmente. O pai e a madrasta são os principais suspeitos. Como explicar? Porém, o limite é sempre preciso. Principalmente para uma exímia investigação. São tantos os detalhes, dúvidas e mistérios.Foram tantos os erros, precipitações e, pior, as não-precipitações. A cada dia, a polícia é obrigada a dar uma resposta para a sociedade, que está ávida, revoltada, indignada.

Como não? Se a cobertura alimenta a curiosidade dos brasileiros desocupados? Curiosidade mórbida, que pauta a imprensa, que a-d-o-r-a aumentar a audiência ou tiragem do jornal/revista, mesmo pecando na responsabilidade, mesmo se degredando com o sensacionalismo. É quase uma novela, porém, mais intensa e cansativa. Soube que a transmissão do jogo do São Paulo x Nacional, ao vivo, na Rede Globo, foi invadida para mostrar o casal sendo preso. Nesse intervalo, Ó o gol de Adriano.

Ahhhhhh se fosse a torcida do Corinthias...

***
Enquanto isso, nada mudou. Crimes hediondos, e tantos outros, continuam. Para os que pretendem praticar coisa parecida (não levem isso em consideração!), só por gostarem de chamar atenção, esses terão que se esforçar! Com tanto monopólio, os outros crimes cotidianos, hoje, nem espaço tem. Só se, por acaso, surgir algum macabramente pior ou se, quem sabe, os envolvidos fossem famosos, sei lá...

Ah, e Ronaldo, se quiser, continuará a repetir sua aventura. Logicamente, da próxima, tomará mais cuidado. Quem sabe contratará um assessor para os momentos de carência e loucura...trauma é trauma!

A imprensa, sem deixar de noticiar e acompanhar o desenrolar dos fatos, deveria rever conceitos, relembrar fatos passados e se auto-conscientizar.

*Obs: Tudo bem que eu falo de fora. Mas não deixo de teorizar conselhos quando é preciso.

***

"O que será que será(...)

O que não tem certeza nem nunca terá
O que não tem conserto nem nunca terá
O que não tem tamanho
(...)
O que não tem decência nem nunca terá
O que não tem censura nem nunca terá
O que não faz sentido
(...)
O que não tem governo nem nunca terá
O que não tem vergonha nem nunca terá
O que não tem juízo"

7 comentários:

Morgana Daumerie Gentil disse...

minha jornalista predileta!

Anami Brito disse...

Hoje mesmo estava comentando com uma colega sobre o caso de Ronaldo,e citamos que são vários os homens que diariamente vão a orla atrás de travecos.E pq o fenômeno tb ñ pode?
O caso Isabela então..se tornou uma novela,todos os dias nos jornais tem um novo capitulo.
Uma criança de 1 ano e 8 meses foi morta aqui na Bahia,e os jornais locais derão notas.Por fim o irmão(adolescente) da criança admite ter jogado no lago e esperado ela morrer.
Bem..acho que os casos são parecidos, pois ambas forão mortas por familiares, mas qual a diferença? Pq Isabela é tão midiático e a outra criança ñ?
Acho que é devido as condições socias,a garota da BA morava em uma barraco.

Concordo com vc Tati,é claro que os jornais devem acompanhar o desenrolar das histórias mais tomar conciência de várias outras noticias que são importantes.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Tati,

Realmente a midia nao sabe o limite. So tenho que discordar em um ponto. O povo brasileiro, ao meu ver, nao esta indignado com o que aconteceu.

Outro dia vi pela televisao, curiosos em frente ao predio dos pais de Anna Carolina Jatoba. Um homem vestido de anjo e outro que veio de Minas Gerais, carregando uma cruz, simbolizando Jesus. Outras mulheres ali, sorrindo p. camera e gritando "justica". E p. completar, o vendedor de algodao doce aproveitou p. lucrar um pouquinho.

A midia criou uma novela, e o povo brasileiro acompanha religiosamente...Porque ta no sangue. O povo brasileiro e curioso.

Eles so pedem "justica" na frente do predio nobre...

Foi o que um vizinho do casal disse a respeito dessa "manifestacao": Eu acho isso tudo ridiculo!

Unknown disse...

Adicionando:

Precisamos saber o tamanho da cela que Anna Carolina Jatoba ocupa? E necesario mostrar imagens dos reus no elevador do predio minutos antes de serem presos? Ou saber se Anna Carolina tomou cafe da manha?

O povo se posiciona na frente do predio pq adoram o "reality show." E como vc disse Tati, a midia e culpada pelo sensacionalismo.

Anônimo disse...

Poxa, muito bom esse assunto, concordo plenamente, principalmente quando vc aborda o caso Ronaldo, quantos ja pegarão travecos ou prostitutas, mas porque ele é o "fenômeno", vira escândalo na mídia. È... é preciso gerar escândalos para poder vender revistas depois, rrsrsrrs

Anônimo disse...

Poxa, muito bom esse assunto, concordo plenamente, principalmente quando vc aborda o caso Ronaldo, quantos ja pegarão travecos ou prostitutas, mas porque ele é o "fenômeno", vira escândalo na mídia. È... é preciso gerar escândalos para poder vender revistas depois, rrsrsrrs