segunda-feira, 28 de abril de 2008

Dessa vez, o assunto é moda!

Sábado recente, 25.04.

Dream Tour Fashion. Lá estava, com Thata, companheira de trabalho. Chegamos cedo, pensando estarmos atrasadas. Que nada. Direto para a área de imprensa. À primeira vista, parecíamos estar num desfile da colcci, na espera do show de Felipe Dylon, como bem comentamos. Não precisa dizer o porquê.

Exagero da nossa parte!

Resumindo: A idéia do evento é percorrer as capitais do país, descobrir novas modelos, e democratizar a moda, a partir da coleção de lingeries de Tufi Duek, estilista da Forúm.

Após mais de uma hora, começa. Na tentativa de distrair o público, a banda Yo! 'Caras e bocas' se contorciam, também pudera. Não vou falar das vozes inexpressivas, da aparente falta de sintonia, da percepção de uma banda fabricada. Dentre risos, Thata faz um comentário oportuno: "Quem curte mesmo música, não faz cover!" Concordei. (apesar de achar que as exceções existem: covers de Raul S., Renato R., e tantos outros estão aí, são os covers por idolatria!).

Parênteses à parte, o evento continua. Para minha surpresa, uma entrevista coletiva, mediada pela apresentadora Adriana Gott. Como convidados, alguns nomes consagrados do cenário da moda: David Pollac, stylist, 16 anos de carreira. Sua última saga foi desenhar roupa vestida por Sarah Jessica Parker, no 'Sex in the City'. A figura da noite, Glória Coelho, a 'mestre das agulhas', como foi citada. O tal do Fernando Lousa, fotográfo, pioneiro na cobertura de moda. Mônica Serino, diretora de redação da revista feminina Marie Claire. Roberta Marzolla, 20 anos como diretora de desfiles. E Eli Hadid, diretor da Mega Models e idealizador do evento.

Sim, chamei Glória Coelho de figura. Poderia estender para louca se quiserem. Ok, não sou chata. Eu adorei a maluca. O 'visú' já denunciava a tendência surrealista. Um vestido preto, extravagante, de renda. Enfatizem o extravagante, por favor. Ela desconsiderou o calor infernal de Salvador, com certeza!

As perguntas rolavam. Em todas, Glória comicamente metia o bedelho. Sobre aquela velha pergunta: Quem são as mais bonitas, as brasileiras ou as gringas?'. Resposta da Glória: "As brasileiras, que por causa da Globo, tem sexo na veia. As modelos brasileiras são felizes por nada. Pelo sol, pelas ruas, pelas estrelas", viajava.

Mais questionamentos: O photoshop faz milagre? Segundo Fernando Lousa, não. O recurso, para ele, veio para acrescentar. "Se a foto é ruim, não ficará maravilhosa. Mas, se a foto for ótima, ficará melhor ainda".

No meu ponto de vista, o mais interessante, a democratização da moda. É notório que as novidades em relação à moda não páram. A televisão colabora. Quem quiser, que acompanhe. Normal. Daí, saem dois aspectos. Um: quem tem o poder de impor o que será usado?

Para as convidadas, é uma troca. A rua estimula a criação e, ao mesmo tempo, os novos modelos são lançados para a sociedade. Será? "Na rua, o povo é muito espontâneo, o povo dá outras idéias à moda", diz Glória, dessa vez, contida. Para Lousa, o moda é um ciclo: "criação, recriação, interpretação, reinterpretação"...e por aí vai.

O aspecto número dois, sempre importante: as dicas. Será que tudo que é lançado pode ser usado por qualquer pessoa? A resposta é não. Um NÃO bem grande. Questão de bom senso. Mônica diz que o segredo é descobrir qual é o seu estilo. E isso é o mais difícil, significa se conhecer. "Se a roupa não fala quem você é, se não valoriza seu corpo, seu rosto, não adianta vestir as roupas mais maravilhosas, não vai ficar bem". A idéia, segundo a jornalista especializada no ramo, é investir em peças chaves, misturar peças caras com baratas.

Tá aí.
Espero que seja útil.

A seguir, o desfile: maravilhoso!!! Lindas modelos, lingeries nem se falam. Ao som daquele, que mistura rap com samba. Nada menos que Marcelo D2, com toda sua graça, simpatia, carisma (...) e cervejinha.




PS: Desculpem a falta de mais fotos. Uma pena.

2 comentários:

Morgana Daumerie Gentil disse...

amiga, vc esta arrasando!!! parabens my #1!

amo vc.

peu disse...

ahahaah, adorei! Vc esqueceu de contar sua reação a cerveja de D2...