sexta-feira, 25 de abril de 2008

A lendária Coca-Cola

Coca, Coke, Cola... Coca-cola. Não precisa nem de dados empíricos. É a marca mais conhecida no mundo.
A publicidade é 'a alma do negócio'???? Acho que sim.
Não sei quem lançou essa tão famosa frase, mas, a partir de hoje, penso que foi inspirada na trajetória da Coca-Cola.
Sempre me surpreendi com suas campanhas publicitárias. Para a minha modesta, ou melhor, semi-leiga opinião, tais propagandas são as mais impactante e emocionante. Não é à toa.

O que que consolidou o sucesso da marca? Será mérito somente da publicidade? Pelo começo da sua história, parece que sim. No começo dos começos, em 1883, fora até remédio. Tempos depois, o remédio foi gaseificado. (Tenha medo!) Tiveram que readaptar a garrafa para não permitir que o vazamento do gás. Daí, as famosas tampinhas metálicas.

Segundo minha 'pesquisa', as pessoas costumavam se recusar a beber aquele estranho líquido de cor escura, quase um refresco. Desde então, começaram a investir pesado. Propaganda e design eram prioridades, principalmente a criação de novos formatos de garrafas.
Evolução das garrafas
Marca símbolo do capitalismo selvagem, capaz de despertar sentimento de repulsa dos hoje útopicos idealizadores socialistas. Ao mesmo tempo, consegue ter imensuráveis admiradores. Daqueles que não abrem mão da marca por nenhuma outra, nem mesmo da água mineral. Penso que toda aquela rejeição inicial era falta de costume. Só pode ser.
Ahhh, a propaganda! Ahhh, a cultura! Fabricaram um hábito, um refrigerante incomparavelmente desejado; e consumidores viciados, conhecidos como 'cocolátras'. Eu, conheço três adoráveis fanáticas!
Alguns slogans: "Isso faz bem" -
tema por 14 anos; "A pausa que refresca" - 1940; "Isso faz um Bem" - 1959 ; "Tudo vai Melhor com..." - 1966; "Emoção Pra Valer" - 1989; "Sempre Coca-Cola" - 1993; "Gostoso é Viver!"- 2001.
Quanta inteligência, quanta criatividade! Os publicitários deveriam ser, desde os primórdios, alunos dos mais dedicados, principalmente das aulas de semiótica. A construção de sentido fez efeito. A principal concorrente, a Pepsi, vejo pouco falar.



*Sobre os acidentes mortíferos, as experiências explosivas, fica pra próxima!



Fontes: http://jipemania.com/coke/historia_coca_cola_br.htm

http://blog.uncovering.org/archives/2008/04/evolucao_da_garrafa.html

5 comentários:

Morgana Daumerie Gentil disse...

adorei esse post amiga, vc como sempre, bastante critica e criativa.. alem de um otimo trbalho de pesquisa..
Love you babe.

Unknown disse...

Tati. Acho que eu sou uma das suas adoráveis amigas cocolátras,né?
Não sei se você se lembra,mas a pepsi já agrediu muito a coca cola nas publicidades. Nos anos 90, uma propaganda me lembro vagamente. Eram dois macacos fazendo experiencias numa maquina. O que tomava a pepsi, ficava super bem. e o que tomava coca cola, após um tempo, ficava mal. A pepsi n tinha os efeitos da coca...desentupir pia, essas coisas. Aliás, o mundo publicitários dos refrigerantes geralmente trabalham com animais. acho que o urso polar da coca é a imagem perfeita da coca para mim. n abro mão da minha coca. rsrsrs Diferente das bebidas alcoolicas, os refrigerantes n vinculam a mensagem a sexualidade, sensualidade.mas sim a jovialidade, a refrencancia, emoção. acho isso um ponto positivo. já que é uma bebida para todos os tipos de publicos.
Beijos amiga.

Morgana Daumerie Gentil disse...

atualiza! bambambam!

Maria Gabriela disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Maria Gabriela disse...

Adorei esse post friend!!!
Essa semana assistir a um documentário, o mundo cola. Fala desda criação da fórmula da coca-cola, que era utilizada para dores de cabeça como vc mesmo disse, até os dias de hoje, a marca mais conhecida do mundo inteiro. É muito interessante pois fala também da conconrrente pepsi e de todo o posicionamento adotado por esses liquidos preto ao logo do tempo. Vale a pena você assistir, pega no e-mule se puder!

Maria Gabriela