quarta-feira, 4 de março de 2009

... Retincências e Mario Quintana ...

(...)
Findou o carnaval e, agora, já não há motivos para negar o começo do ano. Por isso, pretendo colocar em prática constante este cantinho que, mais uma vez, empoeirou. Sem garantias que dessa vez dará certo. Como também todo meu esforço para fazer de 2009 o ano diferencial, capaz de moldar o que me pretendo. Muitos planos, que chegam à alucinações e devaneios. É a vontade de não querer se restringir, quase uma luta interna da vontade contra o corpo. Cobranças inconscientemente mundanas que já se tornam íntrinsecas do ser. Não sei se é compreensível. Nossa, este blog não tem a intenção se ser veículo de desabafo. Inclusive, lendo alguns contos de pessoas próximas, me deu vontade de enveredar, também, para este desafio. A arte de observar a realidade cotidiana, própria, acho eu, ao jornalista, hoje se perde pela atenção voltada aos meios digitais. Óbvio, sem generalizações, apenas suposições. Bem, estou em mãos com o livro dedicado às poesias de Mario Quintana, Para viver com poesia, organizado por Márcio Vassalo.
Compartilho uma delas.


Quem nunca se contradiz deve estar mentindo.
Oh, a certeza com que esses espíritos céticos afirmam suas dúvidas! Mas a verdadeira Dúvida não deveria duvidar de si mesma?

Os espíritos verdadeiramente religiosos são os que andam e desandam pelas encruzilhadas da Dúvida. Os que atingem a certeza, param, satisfeitos.

Desconfio que essas frases históricas foram inventadas pelos historiadores, pois como poderiam os grandes nomes ter tido, todos eles, aquele mesmo estilo dramalhão?

E um dia os homens descobriram que esses discos voadores estavam observando apenas a vida dos insetos.

Mas quem sabe se o Diabo não será o Mister Hyde de Deus?

O mal dos que estudam as simpatias e outras supertições populares é não acreditarem nelas: isso os torna tão incompetentes para tratar do assunto como um biologista que não acreditasse em micróbios...

Novidade não é documento.

Se alguém nota que estás escrevendo bem, toma cuidado: é o caso de desconfiares... O crime perfeito não deixa vestígios.

Coragem não é documento: os gangsters também são heróis.

Uma coisa - só por ter acontecido -/ não quer dizer que seja lá essas coisas...

O que os santos têm de mais sagrados são os pés. Por isso os antigos fiés lhos beijavam. Pois os santos estáticos, esses jamais andaram errando pelo mundo, os próprios anjos desconfiavam deles...

*PARA SUSPEITAR

Mario Quintana

2 comentários:

incompreensível disse...

Quem nunca se contradiz deve estar mentindo...

familiar? Certamente. O poeta se vale de momentos e estes são seguidos de outros tantos momentos. Alguns, verborragicamente, querem construir os seus momentos, mas logo ali percebem que esta não é a melhor forma de criá-los.

Anônimo disse...

Oi Tatiana,

Aqui é Márcio Vassallo, autor da antologia de frases do Mario Quintana, Para viver com poesia. Gostei de ver aqui no teu blog os pensamentos do Quintan que mais mexeram contigo, viu? Ainda este ano, a editora Globo vai reeditar esse meu livro, numa edição revista e ampliada, com novas frases do Mario.
E olha, quando te der vontade, visite o meu site: www.marciovassallo.com.br